Páginas desse blog

quinta-feira, julho 28, 2011

Idoso é Ser Humano

A pessoa não gosta de envelhecer, pois para a maioria, velhice quer dizer perda de vitalidade e diminuição da capacidade física e mental. E por não se conformar com isso engana-se com idéias e frases de efeito: "Sou jovem de espírito", "tenho um coração de jovem", "continuo disposto como um jovem", "a juventude é um estado de espírito".
Pouquissimas pessoas assumem a realidade da idade adulta e da velhice (e eu me coloco no meio dessa estatistica), e há razões de sobra para isso.
Nossa moderna civilização não sabe como ocupar um velho, nem o que fazer com ele.
É na desgraça que se tornou a velhice mal amada e mal aceita que estão as raízes do fenômeno avassalador da juventude atual. De tal maneira, a civilização do imediato, do eficiente, do descartável, da novidade tomou conta do mundo e o que é velho, o que não funciona com toda capacidade, o que não pareça novo - aborrece. E quem faz isso com as coisas, também faz com as pessoas.
No mundo imediatista de hoje, o jovem é bom e o que é velho é interessante, mas não pode competir.
A visão por demais negativa da idade adulta ou da velhice colocou chavões falsos e noções errôneas do que significa ser jovem  na maioria das pessoas.
Quem diz, por exemplo, que "ser jovem é ser forte, honesto, corajoso, arrojado, idealista, puro, aberto para a vida", pode estar dizendo coisas bonitas, mas não é a verdade.  Há jovens que não são nada disso e adultos que possuem todas essas virtudes, sem por isso, precisarem fingir que não envelheceram.
Na verdade, é o SER HUMANO que é convidado a ser FORTE, HONESTO, PURO, CORAJOSO, ARROJADO, IDEALISTA e ABERTO PARA A VIDA, e não apenas os seres humanos abaixo de 25 anos de idade.
Vamos lembrar que a vida é dinâmica e que faz parte da vida ser criança, jovem, adulto e envelhecer.

(RJ, 28-07-11 - Rosi com i)

quarta-feira, julho 27, 2011

Ser Livre é não carregar culpas

As pessoas estão cada vez mais se tornando pesadas, mau-humoradas, preocupadas, chateadas com a vida e se sentindo culpadas. Seja uma culpa pequena ou grande, vai da cabeça de cada um.
A culpa  aprisiona a pessoa, não permite que ela se relacione, dê passos ou saia fora do que a sociedade pede ou o vizinho vai dizer. exemplos praticos no dia-a-dia:

 - Meninas novas, sem perspectivas de vida, casando sem amor, só para não ficar para titia

- Mães solteiras só para ter filhos como porto seguros, para quando ficar idosa ter quem cuide delas

- Mulheres que apanham ou vivem em crise todos os dias com seus maridos, mas não tem coragem de sair de um casamento fracassado, pois as amigas casadas não querem a companhia, ou vão falar "aquela mulher divorciada", e algumas tem medo até mesmo de como vão se sustentar. Muitas vezes elas já sustentam a casa e nem sabem, mas se submetem a agressões e violência.

E assim por diante. Sem contar que a noção de pecado se dissiminou de tal forma que tudo hoje em dia é pecado. Não permite que a pessoa avanc, dê passos, veja um futuro brilhante.

Eu acredito na liberdade da pessoa, aquela que torna a pessoa feliz, realizada, de bem consigo mesma que torna a todos ao redor de bem com a vida também. E isso não é uma utopia , mas realidade.
Algumas pessoas confundem liberdade com poder fazer tudo, e muitos só fazem a coisa errada.

Liberdade é ter os pés calcados no chão e saber a direção para onde se vai. É não fugir da realidade que está a nossa volta, levantar a cabeça e seguir adiante.
Liberdade é fazer o certo, sem se pertubar com comentários maldosos
Liberdade é viver intensamente, sem perder o rumo da vida
Liberdade é cultivar amigos, sem querer mudá-los ou que eles pensem como nós
Liberdade é respeitar as pessoas como elas são, e não como eu gostaria que fosse
Liberdade é ter ideais, valores corretos e segui-los.
Ser livre é deixar florir o que tem de mais lindo dentro da pessoa, o Ser.
Ser livre é não ficar preso ao TER,  ao dinheiro (mesmo esse sendo muitas vezes necessário), a status, modas, etc..

Eu posso ser Livre, sem ter um tostão no bolso, sem ter o que comer, sem ter uma casa para me abrigar. E ser Feliz cantando na chuva, vendo o por do sol, curtir um dia nublado, andar descalça na areia da praia, etc.. Tudo é a forma como se vê e se age perante as pessoas e os fatos, os contecimentos.

Quando estamos livres, não carregamos culpas de tradições absurdas que escravizam, de culturas que aprisionam,  de disse-me-disse que não levam a lugar nenhum.

Eu hoje posso dizer que sou Livre,  logo sou Feliz!!!

RJ, 27-07-2011 - Rosi com i)

"Nada"

"NADA"

Essa semana que passou conheci uma pessoa bem legal no orkut, que me fez repensar sobre filosofia de vida. Eu, uma eterna sonhadora e ao mesmo tempo tão pé no chão e realista, me vi novamente de frente aos meus pensamentos filosóficos, que muita gente nem dá muita importância, mas tem uma raiz na física, metafísica, matemática, enfim na nossa vida do dia-a-dia.
Então ele me convidou a conversarmos sobre o NADA. Mas o que vem a ser nada?

Algumas pessoas dizem que nada é nada, não existe. Mas se não existe, porque falamos sobre tal assunto? Nos referimos a palavra de algumas formas:
 Ele é um NADA.. (ele existe, mas não é aquilo que gostaríamos que ele fosse) ;
 Ele não disse Nada (será que era pra ele falar mesmo?, ou ele falou e nós não ouvimos aquilo que queríamos);
Ele não fez nada do que pedi (então ele fez algo, mas não seria aquilo que eu pensava ou gostaria que fosse).
Então percebo, que a palavra NADA, tem um imenso significado, existe, mas nem sempre está nos conformes do que “ eu quero, eu penso  ou pretendo que esse nada signifique.
Confuso né!!??,,
Eu diria que o NADA é ALGO – ambos se coexistem. Assim como fé e ciência, razão e emoção... Uma só existe por que existe o outro. Um precisa do outro, seja para explicá-lo, seja para vivenciá-lo, ou mesmo puni-lo. Nossas mentes projetam os desenhos que fazem com que NADA seja NADA, mesmo sendo tanta coisa.
Assim fazemos com o NADA. Queremos que no Nada tenha um vazio, seja oco, um zero de elementos. Entretanto nem o vazio é vazio, pois se formos ver na Matemática, até o conjunto vazio faz parte de um conjunto de elementos, do conjunto dos subconjuntos.
Se formos ver pela física, o nada é ausência de matéria, mas se não tem matéria é vazio, se vazio tem espaço, se tem espaço, tem um conjunto de lugares, implica na possibilidade de se colocoar ou ter alguma coisa, nem mesmo que seja ENERGIA QUANTICA. Então o nada é um não-lugar, logo não existe.
O que existe sempre é Algo que queremos colocar dentro desse nada, e que muitas vezes não é aquilo que queremos que seja permitido pela nossa mente, então eu coloco o nada num vazio existencial, um vazio desmotivacional, um vazio perfeito que só serve para mim mesmo, e não permito ninguém entrar com algo.  Então faço o Nada ser um nada habitável.
Confuso né?!!??? também achei.. isso é filosofar .

Pesquisando:

“ O nada foi pensado como conceito pelos filósofos que questionavam inclusive se "o nada existe?". Ao definir o nada como a ausência de qualquer coisa, então do próprio existir, Kant apresentou a existência do nada como um "pseudoproblema", uma falsa questão. Sartre vai tratar o nada em oposição ao ser, que é o existir de algo.[1] Heidegger, cujo pensamento foi influenciado pelos místicos[2], trata em sua aula inaugural, "Que é Metafísica?", que a pergunta fundamental da metafísica é "por que existe o ser e não o nada?" (ou "por que existe afinal ente e não antes nada?")[3], e esta pergunta, pelo cosmólogo brasileiro Mário Novello, também é a pergunta fundamental da cosmologia[4], quando tenta tratar como surgiu o universo, que seria o maior objeto que a ciência pode tratar.” (retirado da Wikipédia,  a enciclopédia Livre).

(RJ, 26-7-2011 - Rosi com i)

Uma borboleta no meu jardim





No domingo que passou,  avistei uma borboleta caida no meu quintal, corri para pegá-la e vi que estava viva, mas não conseguia ficar de pé, pois as formigas estavam já fazendo alguns furinhos nas suas asas. Com todo cuidado peguei-a e a coloquei na minha mão, fiquei admirando aquela borboletinha tão linda, tão cheia de cores. Lembrei-me de como é feita a sua transformação de lagarta até chegar a borboleta, uma verdadeira metamorfose, um bichinho feio, rastejante e que se transforma numa linda borboleta, passa a voar e trazer vida a tantos jardins e pessoas que observam-nas.
Lembrei-me de nossas vidas, a minha no caso, são tantos momentos de alegrias e tristezas que passam pelas nossas vidas, ora estamos como lagartas, envolvidas num casulo apertado e escondido esperando a hora para voar, esperando os problemas passarem e muitas vezes algumas pessoas morrem nesse caminho de transformação ou decistem dela. Me lembrei de um texto que li do escritor Paulo Coelho no livro Monte Cinco, que dizia: "Nesse momento, muitas pessoas já decistiram de viver. Não se aborrecem, não choram, apenas esperam o tempo passar. Não aceitaram os desafios da vida, e a vida já não as desafia mais. .... reaja.... enfrente a vida, mas não decista".
E existe aqueles momentos que somos borboletas, voamos para todo canto, alegrando a todos com nossa presença que de tão alegre irradia vida e cor onde passamos. Mas que no caminho como essa borboleta que avistei, encontra algum obstáculo e acaba caindo.
O mais interessante que fiquei a observar é que logo ,logo ela foi ficando de pé na minha mão. Tratei de coloca-la numa folhagem até ela se recuperar e ganhar novos voos.
Lembrei-me que sempre tem alguém na nossa vida que estende a mão para nos amparar.
A vida é parecida com essa borboleta, as vezes precisamos de uma capa nova, uma nova roupagem, temos que largar o casulo que estamos, sair da acomodação, e ganhar novas asas, nova vida.  Passei o dia pensando nessa borboleta, que me trouxe tantas recordações de minha vida e de minha caminhada. .. (Rosi com i, RJ,14-07-2011)


Propaganda de cerveja

PROPAGANDA DA CERVEJA CINTRA

Estava vindo trabalhar, pensativa como de sempre..pensando no dia-a-dia, nas contas a pagar, nas atividades domésticas, no trabalho, etc... e bem chateada com tantas coisas acontecendo ao mesmo tempo, mas deixe isso pra lá.. então me dei dei de cara com duas moças conversando embaixo de um Outdoor, penduradas lá em cima, e os veículso passando e elas na maior conversa, so de shortinho e camisa estampada com a propaganda de quem as colocou lá em cima. Um sol de rachar na cabeça e nem um banquinho pra sentar.
A propaganda dizia: Musas da Cintra. ra propaganda da cerveja Cintra.
Achei o máximo, tive q rir, pelo marketing e a boa idéia de quem as colocou lá em cima, talvez para ganhar uma miséria, mas que elas estavam se divertindo e a empresa lucrando com isso, a isso com certeza. Não havia quem olhasse.
Se as pessoas tivesse essas idéias geniais para manter o mundo umpouco melhor e fazerem o bem, a vida seria bem mais agradável né.

parabéns aos idealizadores da Propaganda, muito bom mesmo.
(RJ,13-07-11 - Rosi com i)

Arraiá nas Praças Públicas

ARRAIÁ NAS PRAÇAS PÚBLICAS  - sem preservação do meio-ambiete:

Esse fim de semana aconteceu festa junina na Praça perto de casa, na segunda feira pela manhã fiqui observando o monte de lixo que o lixeiro ia varrendo e fazeno o montinho. Tantos copinhos e garrafas descartáveis, sacolas, e outras coisas mais. Fiquei pensando nesses jovens de hoje que não tem e não querem ter nenhuma responsabilidade com o que está acontecendo no meio-ambiente. Tantas industrias, fabricas, propagandas, plaestras dizendo e falando da degradação do ambiente, da preservação dele , de se usar os 04 R (erres) - Reduzir, Reciclar, Reutilizar e Reintegrar, e o que se via ali na minha frente era apenas uma irresponsabilidade de pessoas que acham que viver tem quer apenas o presente, sem se preocupar com o futuro. Tem um ditado que diz: " o que se faz no presente é a garantia do futuro", mas desse jeito o futuro dessas pessoas está longe de ser algo brilhante.

(11-07-2011 - Rosi com i)

Descasso com moradores de Rua

_ Fui almoçar e o segurança do local, não permitiu uma pobre moradora de rua comer no local, nem mesmo pedir no balcão, só porque ela estava fedendo. Gritou, ameaçou-a... Me digam então:  De que adianta a pobre da coitada pedir esmolas, e quando consegue um dinheirinho para comer, não pode sentar a mesa junto com a "ARISTOCRACIA"?. E como ela vai comprar comida se não pode entrar nos locais? Onde ela vai tomar banho, se não tem onde morar e os abrigos cobram a estadia?

Vai entender a cabeça dessas pessoas!!


(RJ,06-07-2011 - Rosi com i)

Problemas que assolam o Rio de Janeiro

O RJ está um problema sério, além de nos preocuparmos com assaltos a mão armada, arrastões, enchentes, deslizamentos, engarrafamentos, obras em toda cidade, passeada por melhores sálarios, prisões de bombeiros, hospitais precários e superlotados, construções de UPAs e UPPs com cunhos eleitoreiros,casas cosntruidas em cima de lixão, menores cheirando crack e largados pela rua, agora temos q tomar cuidado onde pisamos, pois a cidade está minada, tem bueiros explodindo na cidade, e a Light diz que acha estranho o q está ocorrendo pois não estamos no verão. Ninguém merece.
Será q nesse Brasil tem alguma cidade melhor para se morar??. E haja estresse

Rio, 06-07-2011 - Rosi com i

terça-feira, julho 26, 2011

Tempo de mudanças

Um fazendeiro pediu certa vez a um sábio, que lhe ajudasse a melhorar sua fazenda, a qual estava com baixo rendimento. O sábio escreveu algo em um pedaço de papel, e colocou em uma caixa, que fechou e entregou ao fazendeiro, dizendo:

_"Leva esta caixa por todos os lados da sua fazenda, três vezes ao dia, durante um ano."

Assim fez o fazendeiro.
Pela manhã, ao ir ao campo, encontrou um homem dormindo, quando deveria estar trabalhando. Ao meio dia, quando foi ao estábulo, encontrou o gado sujo e os cavalos sem alimentar.
A noite indo à cozinha, se deu conta de que o cozinheiro estava desperdiçando os gêneros.
A partir daí, todos os dias ao percorrer sua fazenda de um lado para ooutro, encontrava coisas que deveriam ser corrigidas.
Ao final do ano , voltou a enconrar o sábio e lhe disse:

_"Deixa esta caixa comigo por mais um ano, minha fazenda melhorou o rendimento desde que estou com o amuleto."

 O sábio riu e abrindo a caixa lhe disse:

_"Podes ter este amuleto pelo resto da sua vida."

No papel havia escrito a seguinte frase:

"SE QUERES QUE AS COISAS MELHOREM, DEVES ACOMPANHÁ-LAS CONSTANTEMENTE"

sexta-feira, julho 22, 2011

O Monge e os grãos de feijão

Feijões ou Problemas

Reza a lenda que um monge, próximo de se aposentar precisava encontrar
um sucessor.
Entre seus discípulos, dois já haviam dado mostras de que eram os mais
aptos, mas apenas um poderia sucedê-lo.
Para sanar as dúvidas, o mestre lançou um desafio para colocar a
sabedoria dos dois à prova.
Ambos receberam alguns grãos de feijão que deveriam colocar dentro dos
sapatos, para então empreenderem a subida de uma grande montanha.

Dia e hora marcados, começa a prova.
Nos primeiros quilômetros, um dos discípulos começou a mancar.
No meio da subida, parou e tirou os sapatos.
As bolhas em seus pés já sangravam, causando imensa dor.
Ficou para trás, observando seu oponente sumir de vista.

Prova encerrada, todos voltam ao pé da montanha para ouvirem do monge
o óbvio anúncio.
Após o festejo, o derrotado aproxima-se e pergunta ao seu oponente
como é que ele havia conseguido subir e descer com os feijões nos sapatos:

- Antes de colocá-los no sapato, eu os cozinhei - foi a resposta.

Carregando feijões ou problemas, há sempre um jeito mais fácil de levar a vida.
Problemas são inevitáveis. Já a duração do sofrimento é você quem determina.

 

APRENDAMOS A COZINHAR OS NOSSOS FEIJÕES...

sexta-feira, julho 15, 2011

Você diante de si mesmo

            Vamos nesse momento olhar pra dentro de nós. Faça-o sem preconceitos. Não tenha medo e seja franco . QUEM, de fato, É VOCÊ?

Quem é você que se coloca diante do mundo, da família, diante dos outros onde ajuda: destrói, fala bem, desafia, constrói, disputa, corrige, derruba, condena, opina, não sabe perder, exige, ama, engana, mente, quer ter a última palavra, é fraco, fere, abranda, eleva, abusa, usa, torna objeto ?

            Diante dos outros como eu sou? Filho, irmão, amigo, exigente, aluno, operário, trabalhador, chato, simpático, intolerável, amigável, cordial?  Aceito meu jeito, minha história, meus acertos e fracassos? Tenho opinião própria ou vivo imitando os outros?

            O que significa para você o catequista, o Padre, o irmão, o marido, a namorada, o pai, a mãe, os amigos, as crianças, o filho, o vizinho, o farmacêutico, o mendigo, o lixeiro, o velho, os deficientes físicos, os doentes, a família .?

            O que mais observa nos outros? Você os valoriza como são, ou só conhece seus defeitos? Você não tem mesmo preconceitos contra ninguém? Você pode contar nos dedos as pessoas que você ajudou desinteressadamente? Acredita que a felicidade existe? Acredita no amor, no casamento, na boa vontade dos outros, na religião, em dias melhores para todos? Você acredita em você mesmo?

            Você, que se diz católico, participa da missa e de sua comunidade? Reflete a Palavra de Deus? O que faço para construir a vida em minha comunidade?

            Você que fala da justiça e amor, já fez alguma coisa pelo mendigo, pelo idoso, que precisa de você? O que faz pelos pobres e sofridos? É solidário com eles?            Você que protesta contra guerras no exterior, já evitou as guerrinhas no interior de sua família que você muitas vezes provoca por sua atitude egoísta?   
       Como posso criticar  grandes problemas se não resolvo pequenos problemas nossos?

            Você que exige que os outros cumpram seus compromissos, você costuma cumprir os seus como esposa, marido, filho, estudante, amigo, namorado? Cumpre os compromissos com Cristo, com sua comunidade, com as reuniões, com a família, com sua consciência?

            Você que exige respeito e gratidão dos outros, já chegou alguma vez a agradecer ao pai e a mãe pelos muitos anos de amor e trabalho que tiveram para com você, Quantas vezes sua mãe recebeu um agradecimento pelo café da manhã, pela refeição, por sua roupa lavada e passada .? Por que tenho medo de amar mais os meus pais e irmãos, minha família?

            Você nasceu para dialogar, para amar, para criar comunhão .. Diante de sua consciência, você pode dizer, com toda honestidade que está valendo a pena sua vida? Ou sua vida está passando em sua frente como um filme a que você assiste esquecendo -se de ser uma personagem ativa? Ou você vive sua vida como um torcedor que assiste passivamente a vida que passa? Por que não vestir a camisa e suar por uma causa maior e fazer a vida acontecer?

            Pense sobre isso Acolha os erros e transforme-os em vida enquanto Deus continua dando-lhe saúde, respiração, mãos, olhos, capacidade de amar. Aproveite sua vida e faça dela algo bonito e realizador. Como? Onde começar?

A Escola da Pintura

Outro dia um amigo me perguntou o que eu acho que é a vida.
Resposta difícil, não é?
Vou contar como respondi.
Imagine uma escola de pintura. Ao entrar, você recebe uma tela em branco e encontra vários alunos pintando. Muitos estão trabalhando há anos, e os quadros são de todos os tipos, desde obras maravilhosas até telas completamente destruídas. As tintas, os pincéis e os materiais de pintura estão espalhados pela sala, alguns bem acessíveis, outros em locais difíceis. Apesar de ser uma escola, não há professor. È tudo por sua conta.
O que você faria nessa situação?Pegaria qualquer pincel e simplesmente espalharia tinta em sua tela? Observaria os que estão trabalhando e tentaria imitar alguém talentoso? Juntaria sua tela à de outras pessoas e pintaria um grande painel em equipe? Tentaria criar uma obra original e aprender com seus próprios erros? Utilizaria apenas os materiais mais acessíveis ou batalharia para conseguir também os mais difíceis?
Volto a perguntar, o que você faria?
Na minha opinião, a vida é como esta escola de pinturas. As pinceladas são as nossas ações.
Às vezes, damos pinceladas de mestre. Usamos o tipo certo de pincel, a mistura correta das cores e movimentos precisos. São as nossas boas ações. Aquelas que nos fazem dormir tranqüilos e com um sorriso nos lábios.
Outras vezes, borramos todo o nosso quadro e pensamos: Argh! Estraguei tudo. Não tem mais jeito.”  Desejamos até jogar a tela fora e parar tudo. Vamos dormir arrasados e querendo morrer.
È nesta hora que precisamos lembrar da escola de pintura. Não se desespere. Por mais borrado que seu quadro esteja, você sempre pode pegar um pincel limpo, as tintas certas e pintar por cima.
Se você disse algo ruim para alguém, peça perdão. Se  fez algo que não deveria, volte lá e conserte. Se deixar passar um  oportunidade de elogiar, procure a pessoa ou pegue o telefone e faça o elogio. Se  teve vontade de acariciar alguém e não o fez, faça-o na próxima vez que encontrá-lo (a) e diga-lhe apenas que está acertando seu quadro – tenho certeza que você seá compreendido.
A única coisa que você não deve fazer é deixar os borrões aparecendo. Não interessa quão antigos eles sejam. Se estiverem lá, corrija-os. É corrigindo que aprendemos a não cometê-los e nos tornamos artistas cada vez melhores.
Fazendo assim, não importa se teremos mais duzentos anos ou apenas mais um dia para nossa pintura. Quando formos chamados para expô-la, ela estará perfeita. Talento,  tenho certeza que todos nós temos.
(texto retirado do "O livro da Bruxa", de Roberto Lopes)

Família - (música Titãs)



Titãs - Família
Compositor: Arnaldo Antunes / Tony Bellotto

Família, família
Papai, mamãe, titia,
Almoça junto todo dia,
Nunca perde essa mania.
Mas quando a filha quer fujir de casa
Precisava descolar um ganha-pão
Filha de família se não casa
Papai, mamãe, não dão nem um tostão,
Família ê,
Família a
Família

Família, família,
Vovô, vovó, sobrinha.
Família, família
Janta junto todo dia.
Nunca perde essa mania
Mas quando o nenê fica doente
Procura uma farmácia de plantão
O choro do nenê é estridente
Assim não dá pra ver televisão.
Família ê
Família a
Família

Família, família
Cachorro, gato, galinha
Família, família
Vivi junto todo dia
Nunca perde essa mania
A mãe morre de medo de barata,
O pai vive com medo de ladrão,
Jogaram inseticida pela casa,
Botaram cadeado no portão.
Família ê
Família a
Família.

Mulheres

No mundo existem diversos tipos de mulheres. Existem as que curam com a força do seu amor e as que aliviam dores com a sua compaixão. Foram exemplos Irmã Dulce, na Bahia e Madre Tereza, na Índia.

Existem mulheres que cantam o que a gente sente e as que escrevem o que a gente sente.

Há muitas mulheres glamourosas, como o foi Lady Di e mulheres maravilhosas que deixam lições eternas, como Eunice Weaver e Madame Curie.

Existem mulheres que fazem rir, e mulheres talentosas no Teatro, nas telas dos cinemas, nos palcos do Mundo.

Entre tantos tipos de mulheres existem as que não são conhecidas ou famosas. Mulheres que deixam para trás tudo o que têm, em busca de uma vida nova. Lembramos das nossas nordestinas e sua luta constante contra a adversidade, para que os filhos sobrevivam.


Mulheres que todos os dias se encontram diante de um novo começo, que sofrem diante das injustiças das guerras e das perdas inexplicáveis, como a de um filho amado, pela tola disputa de um pedaço de terra, um território, um comando.

Mães amorosas que, mesmo sem terem pão, dão calor e oferecem os seios secos aos filhos famintos. Mulheres que se submetem a duras regras para viver.

Mulheres que se perguntam todos os dias, ante a violência de que são vítimas, qual será o seu destino, o seu amanhã.

Mulheres que trazem escritos nos sulcos da face, todos os dias de sua vida, em multiplicadas cicatrizes do tempo.

Todas são mulheres especiais. Todas, mulheres tão bonitas quanto qualquer estrela, porque lutam todos os dias para fazer do mundo um lugar melhor para se viver.

Entre essas, as que pegam dois ônibus para ir para o trabalho e mais dois para voltar. E quando chegam em casa, encontram um tanque lotado de roupa e uma família morta de fome.

Mulheres que vão de madrugada para a fila a fim de garantir a matrícula do filho na escola.

 Mulheres empresárias que administram dezenas de funcionários de segunda a sexta e uma família todos os dias da semana.

Mulheres que voltam do supermercado segurando várias sacolas, depois de ter pesquisado preços e feito malabarismo com o orçamento.

Mulheres que levam e buscam os filhos na escola, levam os filhos para a cama, contam histórias, dão beijos e apagam a luz.

Mulheres que lecionam em troca de um pequeno salário, que fazem serviço voluntário, que colhem uvas, que operam pacientes, que lavam a roupa, servem a mesa, cozinham o feijão e trabalham atrás de um balcão.

Mulheres que criam filhos, sozinhas, que dão expediente de oito horas e ainda têm disposição para brincar com os pequenos e verificar se fizeram as lições da escola, antes de colocá-los na cama.

Mulheres que arrumam os armários, colocam flores nos vasos, fecham a cortina para o sol não desbotar os móveis, mantêm a geladeira cheia.

Mulheres que sabem onde está cada coisa, o que cada filho sente e qual o melhor remédio para dor de cotovelo do adolescente.

Podem se chamar Bruna, Carla, Teresa ou Maria. O nome não importa. O que importa é o adjetivo: mulher.

* * *

A tarefa da mulher é sempre a missão do amor, estendendo-se ao infinito. Tal tarefa pode ser executada no ninho doméstico, entre as paredes do lar, na empresa, na universidade, no envolvimento das ciências ou das artes.

Onde quer que se encontre a mulher, ali se deverá encontrar o amor, um raio de luz, uma pétala de flor, um aconchego, um verso, uma canção.

(recebido por e-mail)

Qual o caminho? Texto adaptado do diálogo entre Alice e o Gato

Para refletir:

“Uma jovem, encontrando-se perdida numa cidade, em meio a tantas ruas, prédios, gente, carros, etc, perguntou a um senhor sentado no canto da calçada:
-  Senhor! Poderia me indicar, por favor, o caminho para eu sair daqui?
-  Depende muito de para onde você quer ir, respondeu o senhor, que era cego .
-  Não me importa muito para onde, disse a jovem, eu só quero sair daqui.
-  Se você não sabe para onde ir, não importa eu caminho tomar, disse o cego .
    Vá em frente, que você chegará a algum lugar”.
(Texto adaptado do diálogo entre Alice e o Gato  em Alice no País das Maravilhas)

quarta-feira, julho 13, 2011

Cada coisa tem seu tempo (Pe. Zezinho,scj)

Cada coisa tem seu tempo
Neste mundo seu momento e sua hora
Tem as coisas de amanhã
Tem as de ontem e outras coisas
Tem que ser tempo de agora

Tempo de nascer e tempo de morrer
Tempo de plantar e tempo de colher
Tempo de esperar e tempo de apressar
Tempo de sorir e tempo de chorar

Tempo de bailar e tempo de gemer
Tempo de ganhar e tempo de perder
Tempo de avançar ou de recomeçar
Temoo de guardar ou de se desfazer

Tempo de calar e tempo de falar
Tempo de amar e até de não amar
Tempo de anunciar ou de denunciar
Tempo de ser paz e a paz a gente faz

(Pe. Zezinho,scj)
(música baseada no livro bíblico Eclesiastes,
extraita do CD - Sem ódio e sem medo)

quinta-feira, julho 07, 2011

Poema de Luis Fernando Veríssimo

"PROS ERROS HÁ PERDÃO
PROS FRACASSOS, CHANCE
PROS AMORES IMPOSSÍVEIS , TEMPO...
NÃO DEIXE QUE A SAUDADE SUFOQUE,
QUE A ROTINA ACOMODE,
QUE O MEDO IMPEÇA DE TENTAR.

DESCONFIE DO DESTINO E ACREDITE EM VOCÊ.

GASTE MAIS HORAS REALIZANDO QUE SONHANDO,
FAZENDO QUE PLANEJANDO,
VIVENDO QUE ESPERANDO PORQUE,
EMBORA QUEMQUASE MORRE ESTEJA VIVO,
QUEM QUASE VIVE JÁ MORREU."

(LUIZ FERNANDO VERISSÍMO)

sexta-feira, julho 01, 2011

A Estátua Mutilada

A Europa emergia dos escombros da Segunda Guerra Mundial!

Numa pequena cidade do interior da França, bombardeada durante o conflito, a igreja local fora atingida pesadamente pelos bombardeiros. Pouca coisa restava daquela casa de oração. A imagem central do Cristo que ficava no altar-mor, tivera as duas mãos decepadas.

Com o restabelecimento da paz e da ordem, os moradores da cidade foram até o vigário:

_ Reverendo, estamos dispostos a reparar nossa Igreja. E,antes de mais nada, gostariamos de reconstruir a imagem de Cristo, dando-lhe novas mãos.

_Muito justo o que vocês pedem, falou o vigário.

_Podemos levar a imagem de Cristo a umartista para que ele recoloque as duas mãos danificadas?

_ Quanto a isso, respondeu o padre, voltem amanhã e você terão a minha resposta. Na manhã seguinte o grupo de paroquianos retornou. Aos pés do Cristo mutilado, encontraram esta legenda:

MINHAS MÃOS SÃO VOCÊS!

obs: Deus poderia dispensar-nos perfeitamente em sua obra criadora. Mas Ele desejou que tomassemos parte em sua equipe de trabalho, em sua tarefa de Salvação e Redenção do mundo
Temos um cérebro, um corpo, talentos, sensibilidade, alma... e duas mãos. Mãos que são um privilégio. Mãos que representam uma responsabilidade.
Mãos que têm uma tarefa sagrada a cumprir

Viva como as flores

Mestre, como faço para não me aborrecer?
Algumas pessoas falam demais, outras são ignorantes. Algumas são indiferentes. Sinto ódio das que são mentirosas. Sofro com as que caluniam.

_ Pois viva como as flores! Advertiu o Mestre.

_ Como é viver como as flores? Perguntou o discípulo.

_ Repare nestas flores, continuou o Mestre, apontando lírios que cresciam no jardim. Elas nascem no esterco, entretanto são puras e perfumadas. Extarem do adubo malcheiroso tudo que lhes é útil e saudável, mas não permitem que o azedume da terra manche o frescor de suas pétalas.
É justo angustiar-se com as próprias culpas, mas não é sábio permitir que os vícios dos outros o importunem. Os defeitos deles são deles e não seus. Se não são seus, não há razão para aborrecimento. Exercite, pois, a virtude de rejeitar todo mal que vem de fora.

_ Isso é viver como as flores!