A pessoa não gosta de envelhecer, pois para a maioria, velhice quer dizer perda de vitalidade e diminuição da capacidade física e mental. E por não se conformar com isso engana-se com idéias e frases de efeito: "Sou jovem de espírito", "tenho um coração de jovem", "continuo disposto como um jovem", "a juventude é um estado de espírito".
Pouquissimas pessoas assumem a realidade da idade adulta e da velhice (e eu me coloco no meio dessa estatistica), e há razões de sobra para isso.
Nossa moderna civilização não sabe como ocupar um velho, nem o que fazer com ele.
É na desgraça que se tornou a velhice mal amada e mal aceita que estão as raízes do fenômeno avassalador da juventude atual. De tal maneira, a civilização do imediato, do eficiente, do descartável, da novidade tomou conta do mundo e o que é velho, o que não funciona com toda capacidade, o que não pareça novo - aborrece. E quem faz isso com as coisas, também faz com as pessoas.
No mundo imediatista de hoje, o jovem é bom e o que é velho é interessante, mas não pode competir.
A visão por demais negativa da idade adulta ou da velhice colocou chavões falsos e noções errôneas do que significa ser jovem na maioria das pessoas.
Quem diz, por exemplo, que "ser jovem é ser forte, honesto, corajoso, arrojado, idealista, puro, aberto para a vida", pode estar dizendo coisas bonitas, mas não é a verdade. Há jovens que não são nada disso e adultos que possuem todas essas virtudes, sem por isso, precisarem fingir que não envelheceram.
Na verdade, é o SER HUMANO que é convidado a ser FORTE, HONESTO, PURO, CORAJOSO, ARROJADO, IDEALISTA e ABERTO PARA A VIDA, e não apenas os seres humanos abaixo de 25 anos de idade.
Vamos lembrar que a vida é dinâmica e que faz parte da vida ser criança, jovem, adulto e envelhecer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fico muito feliz com sua presença no meu blog, mas antes de sair não se esqueça de deixar seu comentário!!