Páginas desse blog

segunda-feira, março 19, 2012

DISPUTAR, CONQUISTAR E CATIVAR

As pessoas hoje em dia confundem um pouco esses 03 termos: o que é uma disputa, o que é uma conquista e o que é um Cativar.

Disputam tudo, namorado, noivos, maridos, filhos, pessoas, e até os sentimentos, inclusive o Amor da pessoa.

Acho que é esse mundo deturbado em que vivemos, que as pessoas tratam os outros como se fossem objetos, coisas ou animaizinhos de estimação, um bibelôzinho para se distrairem em um determinado momento e depois descartam e jogam fora quando ficam velhos.
Então passam a disputar o amor do outro, o namorado da amiga, etc...

Não ensinaram a elas que Pessoas não se DISPUTAM,  e sim, se CATIVAM. O cativar é gratificante, você saber que quem está do seu lado é alguém que realmente TE AMA pelo que VOCÊ É e pelo que você gosta, sem exigir querer te mudar, aceitando o seu jeito e modo de ser,  sabendo que  se um dia a pessoa ficar velha, ela nunca será trocada  ou descartada por outra mais nova.

O dicionário On Line define Disputar como: "Tornar objeto de pleito ou discussão; contestar.
Participar de um prélio esportivo: disputar uma partida de futebol. Sustentar discutindo ou lutando: disputar uma causa judicial.
Procurar obter, lutar por: ambos disputavam as atenções da mesma moça."

Verifiquem que até o aurélio define disputar como "LUTAR pela atenção da moça". Chocante, pois quem luta não ama, quem disputa algo não quer realmente o outro, pois o torna um OBJETO DE SEU PRAZER.

O CONQUISTAR, me lembra o receber uma medalha, um prémio por alguma coisa que disputamos. É como se o outro fosse o prémio, eu o disputei com a outra e o conquistei, ele é meu TROFÉU.

Eu prefiro o verbo CATIVAR o outro, o te se fazer conhecer para que o outro de perceba e passe a de admirar e AMAR, a ponto de lhe dar uma segurança, aquelas da qual você  nunca precisará ficar com ciúmes doentios, e um não precisará tirar a liberdade do outro, pois ambos se cativaram, se respeitaram mutuamente e resolveram seguir juntos.

O cativar, o AMAR, significa TER A CONFIANÇA na pessoa que está ao seu lado, TER RESPEITO aos sentimentos dela, etc...

Não sei se estou certa ou errada nas minhas definições, só sei que nunca disputo pessoas, amigos e nem namorados. Ou a pessoa gosta de mim ou não gosta, por isso sempre faço questão de me fazer conhecer, e ponto final.
(Rosi com i)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico muito feliz com sua presença no meu blog, mas antes de sair não se esqueça de deixar seu comentário!!