Páginas desse blog

quarta-feira, julho 27, 2011

"Nada"

"NADA"

Essa semana que passou conheci uma pessoa bem legal no orkut, que me fez repensar sobre filosofia de vida. Eu, uma eterna sonhadora e ao mesmo tempo tão pé no chão e realista, me vi novamente de frente aos meus pensamentos filosóficos, que muita gente nem dá muita importância, mas tem uma raiz na física, metafísica, matemática, enfim na nossa vida do dia-a-dia.
Então ele me convidou a conversarmos sobre o NADA. Mas o que vem a ser nada?

Algumas pessoas dizem que nada é nada, não existe. Mas se não existe, porque falamos sobre tal assunto? Nos referimos a palavra de algumas formas:
 Ele é um NADA.. (ele existe, mas não é aquilo que gostaríamos que ele fosse) ;
 Ele não disse Nada (será que era pra ele falar mesmo?, ou ele falou e nós não ouvimos aquilo que queríamos);
Ele não fez nada do que pedi (então ele fez algo, mas não seria aquilo que eu pensava ou gostaria que fosse).
Então percebo, que a palavra NADA, tem um imenso significado, existe, mas nem sempre está nos conformes do que “ eu quero, eu penso  ou pretendo que esse nada signifique.
Confuso né!!??,,
Eu diria que o NADA é ALGO – ambos se coexistem. Assim como fé e ciência, razão e emoção... Uma só existe por que existe o outro. Um precisa do outro, seja para explicá-lo, seja para vivenciá-lo, ou mesmo puni-lo. Nossas mentes projetam os desenhos que fazem com que NADA seja NADA, mesmo sendo tanta coisa.
Assim fazemos com o NADA. Queremos que no Nada tenha um vazio, seja oco, um zero de elementos. Entretanto nem o vazio é vazio, pois se formos ver na Matemática, até o conjunto vazio faz parte de um conjunto de elementos, do conjunto dos subconjuntos.
Se formos ver pela física, o nada é ausência de matéria, mas se não tem matéria é vazio, se vazio tem espaço, se tem espaço, tem um conjunto de lugares, implica na possibilidade de se colocoar ou ter alguma coisa, nem mesmo que seja ENERGIA QUANTICA. Então o nada é um não-lugar, logo não existe.
O que existe sempre é Algo que queremos colocar dentro desse nada, e que muitas vezes não é aquilo que queremos que seja permitido pela nossa mente, então eu coloco o nada num vazio existencial, um vazio desmotivacional, um vazio perfeito que só serve para mim mesmo, e não permito ninguém entrar com algo.  Então faço o Nada ser um nada habitável.
Confuso né?!!??? também achei.. isso é filosofar .

Pesquisando:

“ O nada foi pensado como conceito pelos filósofos que questionavam inclusive se "o nada existe?". Ao definir o nada como a ausência de qualquer coisa, então do próprio existir, Kant apresentou a existência do nada como um "pseudoproblema", uma falsa questão. Sartre vai tratar o nada em oposição ao ser, que é o existir de algo.[1] Heidegger, cujo pensamento foi influenciado pelos místicos[2], trata em sua aula inaugural, "Que é Metafísica?", que a pergunta fundamental da metafísica é "por que existe o ser e não o nada?" (ou "por que existe afinal ente e não antes nada?")[3], e esta pergunta, pelo cosmólogo brasileiro Mário Novello, também é a pergunta fundamental da cosmologia[4], quando tenta tratar como surgiu o universo, que seria o maior objeto que a ciência pode tratar.” (retirado da Wikipédia,  a enciclopédia Livre).

(RJ, 26-7-2011 - Rosi com i)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico muito feliz com sua presença no meu blog, mas antes de sair não se esqueça de deixar seu comentário!!