Páginas desse blog

segunda-feira, agosto 19, 2013

A arte de se comunicar



Todo ser humano tem a necessidade de se comunicar, seja pelo modo verbal ou não verbal.
Outro dia navegando pela internet me chamou a atenção, alguém dizendo que a "a pessoa não se verbaliza, só através de fotos, música..," dizia que era uma síndrome da não verbalização, mas pergunto, será que não se verbaliza?
Eu por exemplo, adoro ler através das fotos e das letras, das palavras que vão surgindo, do olhar da pessoa, dos seus gestos e de seus movimentos, e nem é preciso a pessoas se verbalizar (falar) para eu saber se ela está triste, serena, alegre, ou de bem com a vida.
Nesse mundo globalizado em que estamos, onde quase não se tem tempo, as pessoas estão se adaptando a se utilizarem de outros meios que não sejam apenas a verbalização, e estão usando o modo não verbal para se fazerem entenderem.
Penso eu que quando a pessoa consegue entender  que alguém está se comunicando de uma forma não verbal e principalmente ler o que ela está dizendo, dou nota 10 a pessoa, pois seu grau de sensibilidade e amadurecimento diante do desenho que está sendo projetado para ele (a) é o que o(a) faz ser diferente dos demais.
Saber não só olhar, mas ver. 
Não só escutar, mas ouvir. 
Não só andar pela vida, mas estar atento aos sinais que estão por toda parte: gestos, mímicas, olhares de fome, pedidos de pão e comida, semblantes tristes e de dor, e a toda comunicação não verbal e diante disso, fazer a leitura para estender a mão, dar o pão, dar um gesto de carinho e atenção.
Verbalização é importante sim, mas existem outros meios de se fazer comunicar, é uma arte daquele que o sabe fazer e daquele que consegue entender e mesmo sentir o que a pessoa quer falar.
(Rosi Nicolella) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico muito feliz com sua presença no meu blog, mas antes de sair não se esqueça de deixar seu comentário!!